Serviço de Porteiro e Vigia Terceirizado
De acordo com o Ministério do Trabalho, as funções de Porteiros e Vigias Noturnos são descritas como: “Zelar pela guarda do patrimônio e exercer a observação de estabelecimentos comerciais, bem como fabricas, armazéns, supermercados, edifícios públicos, privados e quaisquer outros tipos de estabelecimentos, inspecionando-os sistematicamente e fiscalizando suas dependências para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades.
Os porteiros controlam o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encami-nhando-as para os lugares desejados. São também responsáveis por receber hóspedes em hotéis, acompanham pessoas e mercadorias; além de realizar manutenções simples nos nos locais de trabalho”.
A função de porteiro e vigia de condomínio são bem similares. Os próprios empregadores já restringem o trabalho de porteiro ao ambiente da portaria e o vigia, fica sendo responsável pela ronda.
É de suma importância para a segurança do edifício, pois é responsável pelo monitoramento do controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos. Ele deve estar uniformizado, treinado e habilitado para exercer as funções de recepção com foco em segurança. Ele deve ter atenção, responsabilidade, pontualidade, assiduidade, auto controle, auto confiança e bom relacionamento humano.
Portanto, deve falar pouco, somente o necessário, ouvir com atenção e não esquecer de sempre anotar todas as informações, desconfiar sempre de pessoas que falam muito, principalmente aquelas que fazem perguntas dirigidas às questões de segurança do condomínio ou referente à vida dos moradores.
Ele jamais deve comentar assuntos referentes a seu serviço e nunca passar informações internas do prédio em público, com pessoas estranhas ao ambiente de trabalho, familiares e amigos, namoradas (os) e porteiros de outros prédios. O porteiro não pode permitir que pessoas estranhas ao condomínio tomem ciência das normas de procedimentos internos e dos equipamentos de segurança existentes.